domingo, 28 de novembro de 2010

BENILO E PALMEIRA participam da posse do novo Presidente do TCE-GOB-MS

Como parte do Projeto Novos Tempos, Novos Rumos, GOB-MS 2011-2015 que prega o fortalecimento dos poderes constituídos os Irmãos Benilo Allegretti e Luiz Palmeira cientes do que dispõe o Art.5º da Constituição do Grande Oriente do Brasil “A soberania do Grande Oriente do Brasil emana do povo Maçônico e em seu nome é exercida pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, independentes e harmônicos entre si,...”.
Participaram nesta ultima quarta-feira dia 24 de novembro de 2010 da posse na Presidência do Tribunal Estadual de Contas GOB-MS do Poderoso Irmão Herbert Assunção de Freitas, a sessão contou com a presença e apoio das maiores autoridades do GOB-MS, Poderosos Irmãos Luiz Sérgio Fraga Freitas (GMAdj GOB-MS), Márcio Lolli Ghetti (Presidente da PAEL), Milton Miguel Santolaia (Presidente do Pecúlio), Benjamim José Machado (Proc. Justiça GOB-MS/TCE), Rodrigo D. Balejo (VM da ARLS Athamaril Saldanha nº 3119) e Jorge Assunção de Freitas (MM).
No seu pronunciamento o Poderoso Irmão Luiz Sérgio Fraga Freitas, GMAdj, destacou a importância do controle externo exercido de forma ímpar pelo TEC-GOB-MS e parabenizou o Irmão Vidal Grefe e desejou sucesso ao novo Presidente.
Na saudação ao novo Presidente do TEC-GOB-MS, o Eminente Irmão Márcio Lolli Ghethi, falou da sua alegria em ter como órgão de assessoramento da PAEL uma Corte de Contas formada por destacados Maçons e liderado por um jovem de comprovada competência.
Ao parabenizar o novo Presidente, o Poderoso Irmão Benilo Allegretti, GMAdj Honorário, lembrou a evolução da maçonaria do GOB no Mato Grosso do Sul e da importância de os poderes constituídos trabalharem de forma harmonia e independentes.
O novo presidente, Irmão Herbert Assunção de Freitas, agradeceu aos presentes e salientou que dará continuidade aos trabalhos de fortalecimento da maçonaria gobiana do Mato Grosso do sul com uma relação institucional e pedagógica junto aos Poderes Executivo e Legislativo do GOB-MS.
Desse modo os Irmãos Benilo e Palmeira afirmam a firme disposição de promover o melhor relacionamento entre os Poderes do GOB-MS.


















































quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Culto da Verdade

O compromisso com a verdade tem sido, por séculos afora, apanágio do iniciado maçom. Compromisso selado em juramentos solenes, e provado, dia a dia, no desempenho do trabalho em benefício da humanidade, sujeitando-se o Maçom a qualquer sacrifício para manter a fidelidade à Sublime Instituição e a noção de honra em todos os seus atos.

Trata-se de obrigação simples de cumprir pelos homens de boa formação moral, mas é comportamento que a Ordem exige de cada iniciado durante toda sua vida, embora a todos ofereça, através de suas Lojas, o apoio necessário para vencer as paixões e atravessar as vissitudes de cabeça erguida, exibindo caráter e dignidade exemplares.

Toda palavra de um Maçom deve estar revestida de veracidade, oportunidade e beleza, é claro, é rudimentar no aprendizado maçônico, firmemente estabelecido no princípio da fraternidade humana. Talvez não seja exagero dizer que, diante dos compromissos iniciáticos, cada palavra do Maçom há de ser também útil e agradável.

Especialmente em momentos de exacerbação política, como acontece hoje no Brasil, momento de entusiasmo de uns e de desespero de outros, nem os pronunciamentos de candidatos e políticos em geral estão providos do rigor da verdade, expondo-se pois, a passar pelo crivo da verificação em cada caso, aliás, prática maçônica consagrada.

É esta a hora em que os mestres maçons mais se esforçam para que a exaltação de ânimos que domina o ambiente partidário não penetre, por meio da palavra maldita, falsa, irresponsável, não venha a influenciar o puro sistema de relacionamento fraternal que a Ordem pugna por liberalizar e estender por toda a superfície da Terra.

Que os Iniciados Maçons do Grande Oriente do Brasil saibam distinguir, equilibradamente, as palavras enganosas das verdadeiras, lembrados que estão dos ensinamentos do Livro da Lei: “O lábio veraz permanece para sempre mas, a língua mentirosa, apenas um momento.” “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor” (Prov. 12: 9, 22).


Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral