Na noite do dia 25 de janeiro de 2011, a Loja Luz e Verdade, nº 2827, Oriente de Bela Vista/MS, recebeu os Irmãos Benilo e Palmeira para apresentaram suas propostas de trabalho para o Grão Mestrado no período de 2011/2015.
Bela Vista, fica distante de Campo Grande 325 km e população de 22.868 hab., teve seu desenvolvimento a partir de 1531, pelas incursões dos sertanistas portugueses Pero Lopes e Francisco Chaves. No decorrer do tempo, a área foi palco de sangrentos confrontos entre portugueses e castelhanos e, posteriormente, entre brasileiros e paraguaios.
O tratado de Santo Ildefonso, assinado em 01 de outubro de 1777, reconheceu os direitos do Brasil sobre essa região, restabelecendo como linha de limite o Rio Corrente, atual Rio Apa. Mesmo assim, em 1801, o Capitão Juan Caballero, do exército espanhol, cruza o Rio Apa, funda o Forte São José e ali se instala. No ano seguinte, forças brasileiras, do Presídio de Miranda, sob o comando do Tenente Francisco Rodrigues do Prado, atacaram e arrasaram o Forte, aprisionando a guarnição; morrendo durante a peleja o Capitão Caballero.
A partir de 1845, a região passou a ser percorrida por Joaquim Francisco Lopes e João Henrique Eliot, a mando de João da Silva Machado, Barão de Antonina, com a finalidade de estabelecer vias de comunicação, ligando essas paragens ao Estado de São Paulo. Foram, os Lopes, e os Barbosas, as primeiras famílias a se radicar em terras de Bela Vista.
Em 1864, com a Guerra do Paraguai e a região se torna palco de sangrentas batalhas. No dia 21 de abril de 1867, o Coronel Camisão atravessa a Rio Apa e ocupa, no Paraguai, o Fortim de Bela Vista e marcha até Laguna.
O Governo do Estado cria, pela Resolução nº 255, de 10 de abril de 1900, o Distrito de Paz de Bela Vista, com os mesmos limites do já então existente, Distrito Policial, instalado em 1889. Criado o município em 1908, todavia, a sede municipal só foi elevada à categoria de cidade, por força da Lei nº 772, de 16 de julho de 1918. No dia 20 de julho, comemora-se a elevação da Vila Bela Vista à categoria de cidade.
A Loja Luz e Verdade foi fundada em 06 de junho de 1886 e restaurada em 23 de novembro de 1994.
Na sessão o Irmão Benilo fez um breve relato de sua vida profissional e maçônica e em seguida passou a palavra ao Irmão Palmeira que também fez um relato de sua vida profissional e maçônica, na sequencia apresentou o Projeto “NOVOS TEMPOS, NOVOS RUMOS”, que detalha em 7(sete) diretrizes o trabalho a ser desenvolvido no Grão Mestrado nos próximos quatro anos.
E após a apresentação seus projetos de administração e ouvirem reivindicações em busca do apoio do Grão Mestrado as Lojas do interior, escutaram do Irmão Benilo que o apoio será efetivo ao interior e que instalará o GOB-MS itinerante, que promoverá encontros regionais com palestras, círculos de estudos, orientações ritualísticas e das tradições maçonicas.
O VM José Morais da Silva Filho elogiou o projeto e desejou aos Irmãos Benilo e Palmeira sucesso no caminho ao Grão Mestrado.
Logo em seguida participaram de um delicioso jantar servido na residência do Irmão Jorge, com momentos de descontração e integração com a comitiva dos candidatos.