ARLS Edificadores de Templos nº 2013 - Benfeitora da Ordem – GOB-MS
A Respeitável Loja Maçônica Edificadores de Templos sempre pautou pela moralidade, pelo verdadeiro espírito Maçônico, basta lembrar que fomos uma das Lojas que deu sustentação para que fosse criado o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul.
No ano de 1991, portanto, há 20 anos, foi a Loja Edificadores de Templos, que trouxe para si a responsabilidade da criação do Rito Brasileiro, hoje em grande evidência e bem aceito pelos Irmãos.
Nesta oportunidade nos deparamos com uma situação, que consideramos de extrema gravidade. Recentemente tivemos a eleição para eleger o Grão Mestre Estadual, concorreram três chapas, a saber: Chapa 01, encabeçada pelo Ir.´. Francisco Dias Gobbi, tendo como adjunto o Ir.´. Odilei Antônio Cavalcante Braga; Chapa 02, encabeça pelo Ir.´. Benillo Alegretti, tendo adjunto o Ir.´. Luiz Adive Palmeira e a Chapa 03, encabeçada pelo Ir.´. Humberto Monteiro Molinari, tendo como adjunto o Ir.´. Arnaldo Rodrigues Júnior. No final da apuração saiu vencedor a Chapa 02, por larga margem de votos. De um total de 873 votantes, a Chapa 01 recebeu 192 votos, a Chapa 02 recebeu 409 votos e a Chapa 03 272 votos.
Portanto, estava sacramentado através do mais civilizado ato, a vontade do Povo Maçônico do Estado de Mato Grosso do sul.
Isto foi apenas uma observação de que há de ser respeitada a vontade daqueles que livremente elegeram o Irmão que irá administrar o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul.
Não se sabe sob qual pretexto os irmãos que compuseram a Chapa 03, simplesmente estão buscando um direito que não os tem. Com essa atitude, que sem sombra de dúvidas, é uma forma de procrastinar uma decisão tomada como já dissemos pela maioria esmagadora dos Maçons. Os processos interpostos espelham o inconformismo de dois Irmãos, que querem a todo custo empanar aquilo que solenemente foi decidido pelo Povo Maçônico.
CULTURA DA ESPERTEZA: “Esperto é aquele que tira proveito de tudo, atropela as leis, a ética, o interesse comum.” Essa doença cultural atinge a todos os setores sociais, desde o técnico que conserta geladeiras, até os funcionários de alto escalão do governo e ele próprio.
Ser esperto, dar um jeitinho, sonegar, atropelar as leis, são os chavões da “cultura da esperteza”, em todas as classes sociais. O que difere é o discurso e, infelizmente, também, na Maçonaria.
É um fato e um ato lamentável, têm-se a impressão que tudo aquilo que aprenderam em nossas doutrinas, caíram pelo ralo, pois a soberba e a vaidade falaram mais alto. Diante de tudo isso que está acontecendo é o presente manifesto de repúdio a atitude tomada por esses “irmãos”. Neste momento eu apelo para Olavo Bilac, e convoco a todos os irmãos que se unam a mim, e vos digo como ele:
“Levantemo-nos senhores: Com toda a alma, com toda a crença, com toda a esperança, saudemos o passado glorioso do Brasil que resplandece em nossos uniformes; – o presente sofredor do Brasil que enche todos os nossos corações; – e o futuro incomparável do Brasil que viverá no orgulho dos nossos descendentes – a grande Pátria que será forte para ser boa; arma para ser justa e rica para ser generosa.
Levantemo-nos, senhores!
Qual granítico bloco, levantemo-nos!
Unidos pela esperança, garantidos pela fé, ajudados pelo valor.
Sem unidade não há Pátria.
Sem unidade não há força.
Sem unidade não há compreensão.
Finalizando faço minhas as mensagens deixadas por dois Ilustres e Respeitáveis homens da nossa história:
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.
Martin Luther King
João de Deus Lugo M.´. I.´. Gr.´. 33
Este manifesto foi lido na Ordem do Dia S.´. de ontem dia 07/10/2011, o V.´. M.´. Israel Aparecido Campanha colocou em votação e foi aprovado por unanimidade, para que seja encaminha cópia ao G.´. M.´., a Poderosa Assembléia Legislativa e ao Tribunal Eleitoral Maçônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário