domingo, 6 de março de 2011

BENILO E PALMEIRA NA LOJA DE EMULAÇÃO Nº 2501 DO RITO BRASILEIRO

No dia 03 de março de 2011 a Loja De Emulação nº 2501, Rito Brasileiro, do Oriente de Campo Grande/MS recebeu os Irmãos Benilo e Palmeira para a apresentação da proposta de trabalho para o período 2011/2015 no Grão Mestrado do GOB-MS.
O RITO BRASILEIRO
O Rito Brasileiro foi reconhecido e incorporado oficialmente pelo Grande Oriente do Brasil em 1914, quando era Grão-Mestre Lauro Sodré.
Teve curta duração inicial, ficando sem uso até meados da década de 1940. De 1940 até a década de 1960, houve várias tentativas de reerguer o Rito, porém sem sucesso. Somente em 1968, sendo Grão-Mestre o professor Álvaro Palmeira, este Rito foi regularizado, sendo praticado por várias Lojas até aos dias atuais.
Adota a legenda Urbi et Orbi (até então usada privativamente pela Igreja Romana), que significa sua atuação nacional e internacional.
Tal como o Rito Escocês Antigo e Aceito, adota o sistema de 33 graus em seus ensinamentos, com três graus simbólicos e trinta graus filosóficos, mas com a diferença de que seus graus ditos filosóficos estudam temas atuais e relevantes.
Sua base é a Maçonaria Simbólica universal (graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre). Sobre ela se eleva a Hierarquia de 30 Altos Graus (no grau 4 ao 33).
O Rito Maçônico Brasileiro ou o Rito da Maçonaria Renovada concilia a Tradição com a Evolução, para que, assim, a Maçonaria não se torne uma força esgotada.
Especializa-se no cultivo da Filosofia, Liturgia, Simbologia, História e Legislação maçônicas e estuda todos os grandes problemas nacionais e universais com implicações ou conseqüências no futuro da Pátria e da Humanidade. Realiza a indispensável cultura doutrinário-maçônica e também a cultura político-social dos Obreiros.
Impõe a pratica do Civismo em cada Pátria, porque a Maçonaria é supranacional, mas não pode ser desnacionalizante.
A LOJA DE EMULAÇÃO
A fundação da Loja De Emulação nasceu de um sonho e de uma preocupação. 15 Irmãos preocupados com os rumos da Maçonaria no Mato Grosso do Sul, onde ela devesse ser coesa, estudiosa e representativa, se reuniram por sete vezes, e dessas reuniões nasceram os primeiros entendimentos visando atingir o objetivo, que era o de abertura de uma Loja maçônica com a finalidade de pesquisar e estudar de forma constante os segredos da Maçonaria.
O Nome Emulação e a 1ª Reunião
Numa dessas reuniões tomou-se conhecimento de uma loja denominada "Emulation Lodge of Improvement" que se reúne semanalmente, às sextas-feiras, de outubro a junho, no Templo Maçônico, à Great Queen Street, Londres, Reino Unido, e desempenha as cerimônias e as Preleções de acordo com o Ritual de Emulação. A Loja Emulação de Aperfeiçoamento para Mestres Maçons este é o seu nome completo fez a sua primeira reunião no dia 2 de outubro de 1823. O Comitê da Loja é o Guardião do Ritual de Emulação, e é conhecido no Brasil como Rito de York.
A nova Loja teria os mesmos objetivos, surgindo dai o nome "De Emulação". Com a formalização do processo de fundação, a Loja Edificadores de Templos n.º 2013 cedeu o seu templo às quintas-feiras para o funcionamento da nova loja, que após obter autorização do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul, para seu funcionamento provisório teve sua 1ª reunião constituída de 13 irmãos, no dia 17 de novembro de 1988, ficando esta data como a oficial da fundação da Loja “De Emulação”.
O Rito Brasileiro na Loja De Emulação
A Loja “De Emulação” passou a adotar o Rito Brasileiro a partir de 19/03/1992, através do ato n.º 2528 do Grão- Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, que concedeu autorização para mudança de Rito.
A VISITA DOS IRMÃOS BENILO E PALMEIRA
Tendo sido recebidos com o carinho que é costumeiro a Loja e após explanarem seu plano de trabalho os Irmãos Benilo e Palmeira ouviram atentamente as considerações dos Irmãos e coloram seus pontos de vista sobre os assuntos abordados.
Para o Irmão Geraldo é importante que o Grande Oriente busque mecanismos de diminuição nos custos, para ele esse é um grande empecilho para o crescimento da maçonaria.
O Irmão Independente falou que estava contente pela visita dos Irmãos Benilo e Palmeira, pois para poderem fazer uma avaliação é necessário que se conheça os planos de cada candidato. “Diante da exposição dos Irmãos podemos, agora, analisar com maior cuidado as propostas de todos os candidatos”.
O VM Irmão Valdir, falou para que os Irmãos analisem bem as propostas dos candidatos e que nesse curto recesso que teremos reflitam e escolham aqueles que realmente mereçam administrar nosso Grande Oriente. “Consultem suas consciências e votem de acordo com ela!”
Ao final receberam cumprimentos e apoio de vários Irmãos da Loja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário