quinta-feira, 3 de março de 2011

RITO ADONHIRAMITA RECEBE BENILO E PALMEIRA

No dia 08 de fevereiro de 2011 a Loja Patriarca de Campo Grande nº 2963, do Oriente de Campo Grande/MS recebeu os Irmãos Benilo e Palmeira para a apresentação da proposta de trabalho para o período 2011/2015 no Grão Mestrado do GOB-MS.
Para o conhecimento dos Irmãos vamos falar um pouco sobre o Rito e sobre a Loja antes de dar noticias de nossa visita.
O RITO ADONHIRAMITA
O belo Rito Adonhiramita, hoje praticado no Brasil e em Portugual, somente, teve sua origem na crença dos franceses de que o principal construtor do Templo do Rei Salomão tenha sido Adonhinam e não Hiram Abif. Os adeptos dessa teoria eram chamados de Adonhiramitas e foi através de um desses maçons, que se chamava Luiz Guillemain de Saint Victor, que em 1781 publicou um livro intitulado Recueil Precieux de La Maçonnerie Adonhiramite (Compilação Preciosa da Maçonaria Adonhiramita), onde constava um pequeno histórico e o resumo de 4 graus desse Rito. Em 1787, ele publicou o segundo volume contendo mais 8 graus, que foi modificado pelo americano Arthur Eduard Waite. Apesar de sua prática ter sido abolida na Europa, no Brasil onde foi introduzido em 1815 permanecendo até hoje, tendo seu poder central localizado em nosso país.
Com a reabertura do Grande Oriente em 1830/31, dividido em dois troncos, Grande Oriente Brasileiro (do Passeio) e Grande Oriente do Brasil, nenhuma loja adotou o Rito. Só em 1837, foi reintroduzido quando foi fundada a Loja Sabedoria e Beneficência de Niterói, regularizada a 16 de janeiro de 1838, na jurisdição do Grande Oriente do Brasil. A segunda loja a adotá-lo, fundada em 1839, foi a Firmeza e União.
 Em 1863, com a dissidência e criação do Grande Oriente Beneditino por Saldanha Marinho, o Rito Adonhiramita teve um surpreendente progresso com a fundação de muitas lojas que o adotaram.
Fundado em 2 de junho de 1973, o Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita, é dirigido pelo Magnífico Patriarca Regente que administra os altos graus desse Rito, enquanto os graus simbólicos são administrados pelo Grande Oriente do Brasil.
A LOJA PATRIARCA DE CAMPO GRANDE
A ARLS Patriarca de Campo Grande, Nº 2963, fundada em 29 de julho de 1996, do Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul, adota o Rito Adonhiramita.  “Os trabalhadores da Loja Patriarca vivem maçonicamente os preceitos fundamentais sincréticos que a ritualística Adonhiramita exige em seus trabalhos e na vida de seus Irmãos, não comungam a filosofia de que no mundo hodierno e nas suas vicissitudes, clamam por inovações devido às informações que a dinamicidade traz para que o homem “sua matéria prima” interaja e transforme tudo que está ao seu redor, movido pelo ego. Nós Adonhiramitas rechaçamos essa inovação e contemplamos a evolução do homem para sua realidade consciencial, temos como escopo o bem comum de uma sociedade justa através da formação e construção de maneira fraterna e consciente – guiada pela liberdade de pensar – pela isonomia no agir – pelo amor acima de todos os valores profanos. A oficina de trabalho da Loja Patriarca Campo Grande reúne-se as terças feiras, 20:00 horas, na rua Spipe Calarge 2411, em Campo Grande/MS, e se manifesta com alegria aos Irmãos visitantes que abrilhantam nos com suas presenças em nossas reuniões.”
A VISITA DOS IRMÃOS BENILO E PALMEIRA
A Loja Patriarca foi uma das 14(Quatorze) Lojas que remeteram ao TEE-GOB-MS, prancha com a apresentação dos Irmãos Benilo e Palmeira para concorrem aos Cargos de Grão Mestre e Grão Mestre Adjunto.
Tendo sido recebidos com o carinho que é costumeiro a Loja e após explanarem seu plano de trabalho os Irmãos Benilo e Palmeira ouviram atentamente as considerações dos Irmãos e coloram seus pontos de vista sobre os assuntos abordados.
Para o Irmão Nascimento é importante que o Grande Oriente busque mecanismos de diminuição da inadimplência, para ele esse é um grande empecilho para o crescimento da maçonaria.
Já o Irmão Theodomiro falou que espera que a nova diretoria do GOB-MS de prioridade aos sobrinhos e sobrinhas recém-formados, utilizando-se do programa primeiro emprego.
O Irmão Joaquim Pedro, falou para que os Irmãos analisem com cuidado as propostas dos candidatos e que não se deixem levar por discursos e atitudes demagógicas. “Vejam o passado dos candidatos, e o que deixaram de bom para nosso Grande Oriente, nossa maçonaria!”
Ao final receberam cumprimentos e apoio de vários Irmãos da Loja.






Nenhum comentário:

Postar um comentário