Na caminhada para dotar o Grão Mestrado de uma administração que apoie as Lojas do interior do estado os Irmãos Benilo e Palmeira visitaram a ARLS Américo Carlos da Costa nº 1996, no Oriente de Maracaju/MS.
A Loja Américo Carlos da Costa foi fundada em 12 de novembro de 1.997, sendo a reunião de fundação presidida pelo Irmão Fadel Thajer Iunes, então Delegado Especial do Grande Oriente do Brasil, para o Estado de Mato Grosso. Serviram com 1º e 2º Vigilantes os Irmãos Mário Monteiro Borges e José Gilberto da Costa França. Destaca-se que a maioria dos fundadores eram membros efetivos da Loja Ordem, Trabalho e Progresso, nº 1.806 do Oriente de Naviraí/MS.
“Américo Carlos da Costa” – Vários motivos levaram a escolha desse nome. Um deles é ter o mesmo maçom ativo e um dos principais fundadores do Município de Maracajú, político influente e atuante na Região, sendo um dos principais responsáveis pelo alavancamento do desenvolvimento de Maracajú.
Em 19 de setembro 1983, foi fundada a Associação Feminina Cruzeiro do Sul, incorporada à Loja Américo Carlos da Costa, com direção própria e que tem prestado relevantes serviços a sociedade local. Tal associação serviu de base para a criação da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, no âmbito Estadual e, em função disso, a Associação passou a denominar-se “Fraternidade Cruzeiro do Sul de Maracajú – MS”.
A Loja Américo Carlos da Costa em conjunto com a Fraternidade Cruzeiro do Sul tem uma participação ativa na sociedade maracajuense, destacando-se as seguintes: auxílio ao centro de Convivência ao Idoso Professora Nilcéia Aparecida Siqueira Bueno (nome de saudosa cunhada), apoio ao Centro Espírita Eurípides Barsanulfo, Casa da Criança Margarida Ferreira Prata Braga, apoio à APAE de Maracajú, dentre auxílio a outras entidades. Tem participado ativamente na Diretoria da Sociedade Beneficente de Maracajú, entidade mantenedora do Hospital Municipal, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, além de termos membros na Câmara de Vereadores e no Executivo Municipal.
Ainda em conjunto com a Fraternidade Cruzeiro do Sul, tem participado na tradicional “Festa da Lingüiça de Maracajú”, atuando no ramo de restaurante e na “Festa do Milho Verde”, com fabricação de deliciosas comidas derivadas, cuja arrecadação tem sido revertida às entidades filantrópicas da comunidade.
O projeto “A Maçonaria que queremos” representada pela chapa “NOVOS TEMPOS, NOVOS RUMOS” que tem como uma de suas diretrizes o apoio as Lojas e as atividades das fraternidades femininas foi até a Loja Américo Carlos da Costa para apresentar seu projeto de trabalho para o GOB-MS no período de 2011/2015.
Os Irmãos, na maioria agricultores, fizeram uma parada seus trabalhos na colheita da safra 2011, para ouvirem dos Irmãos Benilo e Palmeira os avanços na maçonaria que pretendem implantar.
Num clima de otimismo quanto ao futuro do GOB-MS, Irmãos fizeram comentários sobre os assuntos abortados e manifestaram apoio aos candidatos.
A comitiva de acompanhou os Irmãos Benilo e Palmeira foi composta de 15(Quinze) Irmãos de diversas Lojas da Capital, que se integrou aos Irmãos de Maracaju promovendo uma noite de bonito congraçamento.
O termino da apresentação a Loja ofereceu aos Irmãos de Campo Grande/MS um delicioso jantar que foi servido na sede da Fraternidade feminina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário